Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO / Marketing A gramática interfere no posicionamento da minha página no Google?

A gramática interfere no posicionamento da minha página no Google?

Por qual motivo é importante se dedicar a escrita do conteúdo das páginas da web? Clique aqui e confira!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O uso da gramática gera dúvidas muito frequentes entre produtores de conteúdo, donos de sites e lojas virtuais.

A questão que sempre volta as rodas de conversa é: "a gramática interfere no rankeamento e no SEO?".

Imagine que ao escrever um conteúdo, o redator cometa um pequeno erro de digitação, não perceba e publique o texto.

Outras situações seriam as palavras escritas com ortografia errada e conteúdos que não sigam a gramática padrão.

O Google visa em primeiro lugar oferecer uma experiência positiva para os usuários. Você pensa que pequenos erros como estes são questões avaliadas pela plataforma?

7B5bvKcg4Km_Pewns3wUgXZYhU0fWDrWkmJ2JrP_

O que sabemos até então é que os erros gramaticais ou de digitação não interferem no posicionamento de uma página no buscador, seja ela um artigo, um post blog, uma página de vendas ou a home de um site.

Esta não é uma resposta definitiva, afinal, são mais de 1000 critérios de rankeamento avaliados pelo Google, sendo que alguns possuem mais peso do que outros.

O site americano SEO Roundtable, visando esclarecer sobre o assunto, consultou o analista sênior de Trend Analytics do Google, John Mueller.

Ele disse não acreditar que os algoritmos rebaixam uma página ou publicação por uso de gramática ruim.

São tantos outros critérios mais importantes para o posicionamento que o Google percebe os erros de redação somente como sinal de qualidade. Sendo assim, o rankeamento não é influenciado por essa questão.

A redação, no entanto, mesmo que não seja avaliada como critério, deve ser bem feita. Não caia no mito de que somente estar adequado aos critérios de pesquisa é o suficiente.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Fique atento!

7UtnCvkEUkzlyX5ZNovqAmAToDROpqcbT8BH9qRB

O Google não penaliza conteúdos escritos com gramática errada, pois a prioridade é a relevância do que está sendo dito no texto.

Caso o texto apresente informações pertinentes, o título esteja de acordo com o conteúdo, as informações sejam de fato úteis, o buscador permitirá que ele tenha um bom posicionamento.

O que não podemos esquecer é que nem só de posicionamento do Google vive uma página.

Um grande erro que muitas empresas e produtores de conteúdo cometem é pensar que basta se adequar aos critérios do buscador e tudo dará certo, o negócio irá bem e as vendas acontecerão.

Lembre-se sempre de que o Google é uma ferramenta que ajudará o seu negócio a ser encontrado, mas que não tomará a decisão dos usuários a seu favor.

U2_9dgNRg4Rz-7lLxQhMA6ywsp6f6qpTreqT55rt

Conhecer os critérios para o rankeamento é de fato importante, mas não podemos nos esquecer do principal: o usuário.

Muitas pessoas têm se especializado nos critérios de SEO (Seach Engine Optimization), ou seja, otimização para os buscadores e tem deixado de lado os principais interesses do usuário.

Assim, buscam somente escrever um texto que esteja dentro das regras conhecidas para conquistar um bom posicionamento.

O conteúdo deve ser produzido, principalmente, com o objetivo de informar o usuário e tirar as suas dúvidas a respeito de algo. Veja o motivo de uma boa redação ainda ser fundamental.

A importância de uma boa redação

Vimos que o buscador do Google não penaliza textos escritos de forma errada, os textos, porém não são redigidos para ele.

O usuário considera e muito, a gramática e a ortografia das palavras.

Ainda que a sua página consiga ficar em uma boa posição no buscador, é improvável que a confiança do usuário seja conquistada em um texto cheio de erros. Esse tipo de escrita transmite menos credibilidade.

O Google não pode garantir que o usuário realizará uma ação de valor em sua página, esse papel é seu!

Por isso, é importante estar atento ao que você escreve e as informações que transmite.

Uma vez que o usuário identificou um erro, ele pode sair da sua página e não voltar a ter mais nenhum contato com o seu negócio. Além disso, o rankeamento sofrerá impacto de forma indireta, já que o usuário não permanecerá um tempo significativo na página.

O Google conta com a plataforma do Analytics, que observa os dados internos de uma página, desde a permanência do usuário as suas interações.

Páginas nas quais os usuários saem rápido e se desinteressam começam a ser vistas como menos relevantes e perdem posicionamento.

Escrever seguindo as normas e revisar os textos para perceber os pequenos erros, ainda é super válido. Mesmo que o Google não se apegue tanto a esses detalhes, o usuário irá.

Como escrever uma boa redação?

Tenha um direcionamento. Escreva para o seu público, ou seja, para quem você deseja alcançar. Use uma linguagem com a qual ele se identifique.

O importante em uma boa redação é agregar algo ao usuário no final da leitura. É muito frustrante fazer leituras vazias e que não esclarecem nada sobre o tema.

Para garantir um texto sem erros, você pode apostar na revisão de terceiros, assim alguns erros poderão ser notados. Outra dica é o uso de ferramentas para a verificação gramatical.

Alguns plug-ins indicam erros, redundâncias, repetições de palavras e ainda sugerem substituições para que o texto fique melhor redigido.

Uma dica de plug-in é LanguageTooL, que além de completo é gratuito. Faça o teste.

U3mNoK0v-elK5jm3W4XXz6CJnc8ms2fh7yQ-QvJS

Você pode encontrar mais dicas para produzir um bom conteúdo no post: Como posso criar um conteúdo melhor para o meu site?

Tenha em mente também que os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes podendo fazer com que a plataforma passe por atualizações em seus critérios de tempos em tempos.

A qualquer instante essa realidade pode mudar

A gramática não interfere no posicionamento do Google, atualmente. Essa realidade, no entanto, pode mudar a qualquer instante.

A busca por voz é um assunto que está cada vez mais discutido. Estima-se que até 2020 metade das buscas serão realizadas por voz.

Em muitos casos, a resposta da busca também é dada por voz.

Imagine agora a assistente de voz do Google respondendo as perguntas com um português que deixe a desejar?

Por essa razão, acredita-se que a gramática e a ortografia ganharão um novo peso nos próximos anos, podendo até mesmo a serem considerados critérios de SEO.

Independentemente do caminho que será seguido pela tecnologia e de uma boa escrita conseguir melhorar ou não o seu posicionamento, busque sempre escrever da melhor maneira.

Essa é a chave para que você fique bem posicionado e conquiste a confiança dos usuários.

hHjp1qzrdhX_k_D3UxI2pdrafW_YUFOg-VorR-0o

Baixe nosso e-book completamente gratuito e saiba o que o Google avalia na hora de posicionar bem uma página da web.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: