Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Loja Virtual Como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

Como aumentar as vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação comum entre os brasileiros. Aproveite as oportunidades oferecidas por ele para atrair mais pessoas ao seu negócio.

| Atualizado em
por Lays Xavier

Você tem WhatsApp? Caso não tenha, garanto que você conhece pelo menos 5 pessoas do seu convívio mais próximo que utilizam e ainda perguntam como é possível você viver sem essa ferramenta, certo?

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizada pelo brasileiro. Segundo dados da própria plataforma de comunicação, o aplicativo é usado em 128 países. São trocadas mais de 60 bilhões de mensagens por dia, além de 1,6 bilhão de fotos entre os seus usuários.

A empresa de Marketing, Baum Digital, constatou que 80% dos usuários latino-americanos, asiáticos e europeus, tem o aplicativo como meio principal de comunicação.

whatsapp.gif

Observando esse comportamento dos usuários, é impossível afirmar que o aplicativo não tem relevância para empresas. A empresa que se adapta a essa plataforma se tornam mais atrativa para o seu público.

Mesclar o uso do WhatsApp a estratégia de comunicação, é uma maneira de elevar as suas vendas e se destacar no mercado. Continue a leitura e saiba mais.

Quais os benefícios do WhatsApp para a minha empresa?

  • Comunicação simples e rápida com o cliente;
  • Permite conversas esporádicas e eficazes;
  • Recebe mais atenção do usuário do que os outros meios, como o e-mail ou SMS;
  • Garante que o número de celular esteja correto;
  • Possibilidade de reforçar o relacionamento com o cliente;
  • Uso de outros recursos além das mensagens de texto, como vídeos, imagens e áudios.

O WhatsApp oferece esses benefícios e vários outros. A ferramenta disponibilizou uma versão business, que atende também as necessidades do público empresarial.

A ferramenta para algumas empresas funciona como uma estratégia importante. O uso do WhatsApp pessoal não é recomendado para o meio profissional por estar limitado em suas funçõe. A versão business, por outro lado, foi criada justamente para atender a esse tipo de demanda.

porque%20investir%20em%20site.gif

Continue a leitura e veja o que é e como funciona o WhatasApp business, além de como ele é um auxiliar para que as suas vendas aumentem.

O que é o WhatsApp business?

O WhatsApp business é bem parecido com o WhatsApp pessoal, porém ele conta com alguns recursos extras, que permitem a sua empresa ter uma apresentação mais profissional.

Mesclar a conta que você usa no dia a dia, pessoal com a cartela de clientes da empresa em algum momento poderá trazer uma situação incômoda.

Isso porque você não conseguirá mais separar o que pessoal e profissional sentindo a necessidade de continuar a tirar dúvidas de clientes ainda que fora do horário do expediente.

Com o WhatsApp business, você terá uma conta específica para o seu negócio. Será possível programar algumas mensagens automáticas, classificar os clientes com tags da sua escolha, ter um perfil com dados da empresa e muito mais.

Como funciona o WhatsApp business?

Para usar o WhatsApp business, você terá que baixar o app na Google Play Store ou na Apple Store. Feito isto, basta configurar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Coloque a descrição do que a sua empresa faz, o número de telefone e o endereço que você atua. Disponibilize também o site e o horário de funcionamento do seu negócio.

Para saber como realizar a melhor configuração do WhatsApp business, veja a descrição detalhada no post blog: Whatsapp Business: como usar?

Como o WhatsApp aumenta as minhas vendas?

As pessoas nem sempre tem paciência de esperar a resposta a formulários, chats ou e-mails.

wait.gif

Os usuários da internet estão em busca de experiências mais próximas e pessoais. O WhatsApp é visto como a oportunidade de um contato direto com a empresa.

Utilizar o WhatsApp business, permitirá que os contatos, assim que enviarem uma mensagem, já recebam uma resposta pré-programada, de forma que o seu atendimento comece mais rapidamente.

Imagine que o cliente entrou em contato e já recebeu uma mensagem automática explicando os serviços oferecidos pelo seu negócio e que ele deve informar alguns dados a mais para que a solicitação dele seja atendida?

Você inicia o atendimento mais rápido, além de conseguir mais informações sobre a necessidade do seu cliente. O atendimento acontecerá de forma mais detalhada e pessoal.

Veja a seguir algumas dicas práticas de como utilizar o WhatsApp business para a sua empresa:

1. Não tenha a venda com foco principal

Tenha em mente que o WhatsApp ajuda a estreitar o relacionamento, logo, ele deve ser usado para isso e a venda será uma consequência da aplicação desta estratégia.

Para conquistar o seu cliente, você deve seguir o fluxo do funil de vendas. É necessário atrair, engajar e converter.

No primeiro momento você atrai, ajudando a pessoa a resolver uma situação ou gerando algum conteúdo que atinja o desejo ou a necessidade da pessoa.

O segundo passo é engajar. Isso só ocorre através da produção de bons conteúdos, ou seja, boas mensagens. Caso seja chato, extenso ou maçante, você perderá o cliente no meio do caminho.

Por isso, seja interessante e chame o usuário para interagir com você.

Seguindo o fluxo, caso os conteúdos estejam bons e você já dialogue com o cliente, você conseguirá a conversão, ou seja, uma ação de valor. Neste caso, realizar a venda.

Como é possível ver, a conversão é uma consequência do relacionamento criado com o cliente.

2. Organize os clientes

Com o WhatsApp business, é simples organizar os clientes, basta adicionar tag à seus contatos.

Quando você quiser saber sobre determinado grupo de clientes, basta realizar a busca pela tag de referência e eles aparecerão listados.

Como já estarão todos ali, você conseguirá avisar sobre um promoção voltada para os serviços que somente aquele cliente consome, por exemplo.

Esse tratamento mais personalizado e pessoal, fará que os clientes sempre tenham informações que sejam do seu interesse, aumentando a quantidade de vendas, pois o produto certo será entregue a pessoa que tem interesse nele.

3. Use a descrição de negócio

O WhatsApp business possui um espaço para que você adicione as informações sobre o seu negócio. Use-o para fazer a descrição da sua empresa e dos principais serviços que ela oferece.

Há também um espaço para que você adicione informações como o site da sua empresa para que o usuário tenha um acesso mais fácil a outras informações do seu negócio.

perfil-comercial-01.jpghorrio-de-funcionamento--site02.jpg

Ainda que esta descrição seja mais objetiva, ela consegue oferecer um direcionamento ao usuário, que ao ter interesse em seu negócio saberá onde acessar e o que fazer.

O WhatsApp business pode ser um grande aliado para sua empresa e fazer com que as suas vendas aumentem significativamente, caso usado da maneira correta.

Estas são apenas algumas dicas, mas você pode adaptar as suas estratégias às necessidades de seu negócio e utilizar a ferramenta como um apoio.

A presença online é cada vez mais importante e tendo um meio de comunicação próximo aos seus clientes, será necessário apenas ter uma vitrine para as suas soluções.

A Construsite Brasil, é especialista em presença online e aliou a comunicação próxima do WhatsApp a exposição gerada pelos sites. Dessa forma, as páginas passam a ter um botão que direciona as pessoas que acessam o seu site para a ferramenta em poucos cliques.

Captura%20de%20tela%20de%202019-10-30%20

Saiba mais sobre esse recurso e reforce sua presença online, conversando com um de nossos especialistas.

Veja também como criar um site vendedor em apenas 10 passos em nosso infográfico gratuito, desenvolvido pensando no seu sucesso.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: