Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Como criar estratégias de Marketing Digital?

Como criar estratégias de Marketing Digital?

Veja como usar as principais estratégias de marketing digital e potencializar o seu negócio!

| Atualizado em
por Lays Xavier

As estratégias de Marketing Digital podem e devem variar de uma empresa para outra, afinal, cada uma possui uma necessidade de mercado.

Algumas estratégias no entanto podem ser usadas independentemente do segmento sem medo.

Você pode se questionar sobre o porquê de usar esse tipo de estratégia. Saiba que é praticamente impossível que o seu negócio online sobreviva caso ele não seja divulgado.

É interessante lembrar que para promover sua empresa é necessário mais do que informar sobre os produtos de seu negócio, é preciso criar um relacionamento com o cliente.

A ideia de que a divulgação da sua empresa seja um sucesso está muito embasada na forma com a qual ela se comunica com o público.

Deve ser entregue valor para os usuários e realizada uma análise para entender como eles se relacionam com a solução oferecida por sua empresa para que sejam criados vínculos cada vez mais próximos.

Todo o processo seria mais simples caso os usuários reagissem sempre da mesma maneira em relação a determinados produtos ou se tivessem preferências semelhantes, mas não é dessa forma que acontece.

É nessa etapa que são necessárias a criação de estratégias de Marketing Digital, para que você entenda o seu público específico e gere cada vez mais valor para ele.

Estratégias de Marketing Digital

Para escolher uma estratégia de Marketing Digital é necessário avaliar vários elementos que definirão a melhor escolha para os seus objetivos.

Uma tática que não falha, independentemente do segmento ou do tamanho da empresa é a criação de relacionamento com o cliente.

A empresa busca entender a necessidade do cliente e se baseando nela, oferece soluções que tem o objetivo de facilitar sua vida ou solucionar o um problema.

Esse processo foi pensando ao perceber as mudanças na forma com a qual o consumidor se comunica e consome as informações na internet.

Para que o relacionamento com o consumidor ganhe realmente força é necessário entrar em campo estratégias de marketing digital.

Veremos agora as principais estratégias para criação de relacionamento com os usuários.

Criação de conteúdo online

Uma das formas mais eficientes de conseguir a atenção do usuário e conquistar boas posições nos buscadores é a produção e distribuição de conteúdos online.

A criação de um site é muito importante, já que oferece credibilidade ao seu negócio. Quando as pessoas buscarem por suas soluções na internet, é necessário que elas sintam segurança em sua empresa e a vejam como confiável.

O site possibilita a criação de conteúdos sobre os produtos que a sua empresa oferece, além de ser um meio para que o seu negócio seja facilmente encontrado.

Ele também permite que as pessoas solicitem informações sobre as suas soluções.

O poder do Blog

Além da criação de um site para expor os produtos, as empresas que desejam ser promovidas e conquistar a visibilidade na primeira página do Google para várias pesquisas, usam o blog para dar voz ao seu negócio.

Ele é entendido como uma ferramenta para que o seu negócio seja visto e escutado.

Os conteúdos divulgados no blog devem ser relacionados às soluções oferecidas pela empresa: curiosidades, dicas de uso e principais dúvidas dos clientes. Esses exemplos para a produção do conteúdo além de trazerem mais credibilidade, geram mais valor para a sua empresa.

As empresas que adotam o uso de blogs entendem que a presença online deve estar associada ao relacionamento com o usuário no ambiente virtual.

Como um importante aliado ao Marketing Digital, o uso do blog requer planejamento, objetivo e estratégias.

Seguindo essa linha de raciocínio, fica mais simples definir o que deve ser comunicado e quando isso ocorrerá.

O uso do blog como auxiliar na divulgação de conteúdo irá melhorar a visibilidade do seu negócio e ampliar o seu poder de atração das pessoas certas para a sua empresa.

Redes Sociais

O principal recurso das redes sociais que as tornam tão interessantes é a capacidade de interação e proximidade com os usuários.

Esse canal tem exatamente o objetivo de comunicar, influenciar e induzir ao diálogo.

Ao conhecer o seu público e saber quais são as principais redes sociais nas quais ele se encontra, essa informação deve fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital.

O ambiente das redes sociais permitirá que você promova ações e conteúdos criados por sua empresa, além de poder apresentar para as pessoas os bastidores do seu negócio.

O uso das redes sociais permite que os usuários se identifiquem com a missão da sua empresa.

Ao buscar por empresas que solucionem os seus problemas, o usuário quer mais do que uma solução, ele quer também que a empresa que disponibilize o recurso tenha ideais e valores com os quais ele se identifique.

Para uma melhor aplicação das estratégias usadas nas redes sociais defina qual será o seu objetivo de comunicação. Você pode usá-las para levar pessoas para o seu site, divulgar a sua empresa, criar um relacionamento mais estreito com os clientes, entre outros.

Email Marketing

O E-mail Marketing consiste no envio de e-mails para listas de contatos com grande potencial de gerar leads e vendas. Os conteúdos podem ser comunicados, divulgação de promoções ou novidades como os posts blogs.

Esse canal de comunicação com o usuário é direto, permitindo a ele que entre em contato com a sua empresa caso tenha interesse em saber mais sobre as soluções oferecidas.

As listas podem ser criadas de acordo com as necessidades de seu negócio, podendo haver uma segmentação para definir qual será a abordagem do e-mail enviado.

Listas segmentadas criadas para clientes podem oferecer descontos baseados na última solução que ele adquiriu em sua empresa e perfil dele, enquanto as listas direcionadas para leads devem ter um conteúdo mais voltado para que o usuário conheça as soluções oferecidas pelo seu negócio.

E se podemos dar uma dica de ouro é não compre listas para disparo de e-mail marketing!

Normalmente é um esforço com baixo retorno pois, você não conhece quem estará recebendo sua comunicação e até mesmo a validade dos e-mails.

O que achou das dicas de estratégias de Marketing Digital até então? Saiba que elas não param por aqui.

Ao longo deste post foram citadas estratégias de Marketing Digital que trazem resultados mais concretos e a longo prazo, mas se você deseja aplicar estratégias com resultados imediatos, estamos produzindo a parte II desse post, em que abordaremos formas de divulgação da sua empresa a curto prazo.

Enquanto espera, que tal ler o nosso e-bookSaiba tudo sobre como vender mais online”? Assim você poderá preparar o seu negócio para as demandas que as estratégias de Marketing Digital irão gerar.

A Construsite Brasil também é especialista em serviços de Marketing Digital. Comece a preparar a sua empresa com as soluções a longo prazo e o auxílio de especialistas da área. Dê o primeiro passo, converse com a gente e saiba mais!

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: