Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Mídias Sociais Como interagir com os usuários nas redes sociais?

Como interagir com os usuários nas redes sociais?

Qual o motivo das empresas criarem redes sociais? Como agir nesse meio? Tem alguma forma para me relacionar como eles? Saiba todas as respostas aqui!

| Atualizado em
por Lays Xavier

O relatório intitulado “Digital in 2018: The Americas divulgado pelas empresas Hootsuite e We are Social, apontou que aproximadamente 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.

As mídias digitais assumiram um forte papel nas estratégias de marketing das empresas. Cerca de 37% das pessoas costumam adquirir um produto por terem o visto na televisão, enquanto 29% compram por terem encontrado o produto na internet. Estão entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, o YouTube com 60% dos acessos, o Facebook com 59%, o Whatsapp com 56% e o Instagram com cerca de 40%.

Pode-se observar então que a inserção das empresas nas redes sociais é uma grande oportunidade de ter um maior alcance do público. Você precisa reconhecer onde os seus potenciais clientes estão e tentar atraí-los de forma natural.

O uso das redes sociais permite que a empresa interaja com os usuários e converse com eles de uma forma mais pessoal. É o lugar ideal para saber opiniões e apresentar seus produtos ou serviços.

Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o uso das redes sociais, além das suas vantagens para as empresas.

A usabilidade das redes sociais para empresas

Por um tempo o pensamento de que as redes sociais serviam apenas para a divulgação de conteúdos pessoais foi propagado. Isso fez com que muitas empresas ficassem para trás ao não aderir o uso delas para a divulgação das soluções oferecidas pelo seu negócio.

Ao perceber a oportunidade, grandes empresas decidiram aderir às redes sociais para ficar mais próximas do seu público e perder a aparente imagem de frieza e distância.

Podendo ser usadas para dar respostas, postar conteúdos de interesse do usuário ou divulgar o dia a dia de uma empresa, as redes sociais são sem dúvida, uma das formas mais eficientes de conseguir engajamento com o público que é construído de forma sólida a médio e longo prazo.

Isso porque a divulgação de conteúdo, a criação de uma linguagem e a imagem da empresa precisam de um tempo até que os usuários se identifiquem e comecem a se engajar e interagir com as publicações. O processo é gradual e não ocorre da noite para o dia, precisando da dedicação e compreensão dos gestores para não abandonar o projeto ao longo do caminho. E aí vem a pergunta de ouro!

Como interagir com os usuários nas redes sociais?

A gestão das redes sociais deve ser planejada para que você não entre em conflito com as próprias informações sobre a empresa. Postagens sem um objetivo serão apenas mais uma informação perdida na rede social. Gerará volume, mas não valor aos usuários.

Quando a imagem de uma empresa está sendo inserida no ambiente online, é importante que ela consiga atrair o usuário e o engajar em suas publicações. Seguir um padrão visual de postagens para criar identificação com a empresa e apostar em legendas informativas e interessantes, são pontos a serem considerados.

Veja o exemplo abaixo do feed do Instagram da Bentos Confeitaria:

As redes sociais funcionam como uma ponte informal entre a sua solução e o usuário. Cada interação deve ser analisada e filtrada para que cada vez mais o seu negócio ofereça valor ao seu público. Para deixar claro, quando usamos o termo valor, nos referimos a toda ação que agregue algo ao usuário.

Entenda melhor com esse exemplo: uma loja que vende produtos para idosos, ao produzir conteúdos sobre cuidados com a terceira idade está gerando valor para o seu público.

A loja não está sendo divulgada expressivamente ou fixando na ideia de “compre meus produtos”, mas será lembrada pelo usuário como uma opção de local para a aquisição de produtos para idosos quando for necessário.

Ao oferecer conteúdos de valor em sua rede social, o usuário se sentirá cada vez mais motivado a acompanhar a sua empresa e adquirir um produto ou serviço quando chegar o momento certo.

Uma vez que você atrai a atenção do usuário para a sua rede social, é fundamental que você esteja disposto a interagir com ele.

Imagine: as suas postagens estão sendo curtidas e comentadas, as pessoas estão deixando dúvidas nos posts e estão querendo conhecer mais sobre a sua solução. Sua empresa porém não tem atitudes em relação a isso. É como lutar muito para conquistar uma guerra e a perder no instante final por uma bobeira!

Pense em como você fica bravo quando pergunta uma empresa sobre as suas soluções e permanece sem resposta. O mesmo ocorre com os usuários que interagem com o seu negócio!

O trabalho da gestão é importante, mas não pode ser feito isoladamente. Separe alguns momentos do dia para conferir as interações realizadas nas redes sociais, caso essa se torne uma demanda muito grande, contrate alguém para ficar responsável por este processo.

Como realizar o contato com os usuários?

Saiba que nem todos os usuário que visitam a sua rede social é um cliente de sua empresa, por essa razão é interessante criar um conteúdo acessível e que possa ser entendido por todos que tiverem contato com esse material.

Muitos usuários gostam de um tipo de publicação ou realmente desejam se aproximar de sua empresa, contar as suas experiências, suas satisfações ou fazer reclamações. Independentemente de serem comentários positivos ou negativos responda a todos.

Clientes satisfeitos com o seu negócio fazem indicações e comentam nas redes sociais. Responder falando que está feliz com a sua satisfação e se colocando a disposição para o oferecimento de novas soluções, é uma forma de o incentivar a sempre voltar e fazer os seus relatos.

Clientes insatisfeitos com a solução devem ser respondidas educadamente. Faça uma análise para perceber o que causou a insatisfação e sempre que possível procure se retratar e não volte a cometer o mesmo erro. Disponibilize maneiras de solucionar o problema de forma que o cliente fique satisfeito.

Uma dica de ouro é nunca tornar a crise maior do que ela já se apresenta nas redes sociais. Responsa o cliente demonstrando atenção e resolva a situação de forma positiva fora de campo.

Nas duas situações, retorno positivo e negativo, a empresa é beneficiada, pois responder as interações mostra respeito com os usuários e interesse em melhorar os serviços. Essa postura será vista também por pessoas que ainda não adquiriram uma solução com a sua empresa, podendo proporcionar a eles mais segurança para a contratação do seu negócio.

As redes sociais funcionam como uma atração para o seu site. Sua principal função é permitir ao usuário que conheça mais sobre a sua empresa, além de o encaminhar para o seu site no momento que ele quiser até mesmo realizar uma contratação.

Já ouviu a frase “o que não é visto, não é lembrado”? No ambiente virtual funciona exatamente assim. Use sua rede social da forma correta e crie uma ponte segura até a sua solução. Ela funcionará como uma geradora de leads para o seu negócio.

Entenda mais sobre os leads e qual a importância deles para a sua empresa a seguir.

Geração de leads para as empresas

A geração de leads é um processo fundamental para todas as empresas independentemente do segmento. Os leads são os clientes em potencial e sem eles todo negócio caminha rumo ao fracasso. Não queremos isso, certo?

Por isso, a captação de leads é tão importante. As redes sociais tem mais essa função, elas não somente apresentam a sua empresa e permitem que os usuários se conectem a ela, como também captam possíveis clientes e levam ao seu site.

Ao criar engajamento com os usuário em sua rede social, você está estimulando que ele continue a acompanhar a empresa e adquirir uma solução com ela. Como consequência você terá cada vez mais contatos gerados, levando ao aumento no número de vendas.

Converse com os usuários que enviam mensagens, faça a gestão de quem está interessado, pois apenas a existência da rede social não traz resultados.

Você consegue perceber como tudo faz parte de um processo gradual? Desde a entrada de uma empresa nas redes sociais, é desenvolvida uma trilha que conectará o usuário e a sua solução da forma mais efetiva, criando fortes vínculos.

A gestão e a criação de uma rede social profissional é algo novo para você? Deseja saber por onde começar? Tenho uma ótima dica!

Comece agora!

Nós da Construsite Brasil podemos te ajudar. Temos um time de especialistas em redes sociais para dar o start que a sua empresa precisa. Conheça os nossos planos e crie uma imagem que transmita confiança para a sua empresa no mercado.

[Contato]

Veja também como conquistar posições na primeira página do Google através do e-book totalmente gratuito que preparamos para você.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: