Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Qual a importância de conhecer o comportamento do meu cliente?

Qual a importância de conhecer o comportamento do meu cliente?

Você sabe quem é o seu cliente e como ele se comporta? Veja a importância estratégica de conhecê-lo.

| Atualizado em
por Lays Xavier

Conhecer o cliente é importante para que você saiba como direcionar a sua solução para as pessoas certas. Ter essa percepção irá ajudar a sua empresa a desenvolver estratégias  e o coloca em vantagem em relação aos concorrentes.

É importante ter consciência de que o comportamento do consumidor está diretamente ligado a situação na qual ele se encontra no funil de vendas.

Uma mesma mensagem pode ser interpretada de maneiras diferentes por pessoas que tenham o mesmo interesse e as recebam da mesma maneira.

De forma resumida, podemos dizer que o padrão de consumo é influenciado pela situação que a pessoa está vivendo.

Vamos a um exemplo!

Um exemplo claro dessa situação é a comparação entre os pais de um bebê recém-nascido com os que possuem filhos na faculdade. Em ambas as situações, temos a representação dos pais e de cuidado, no entanto as prioridades deles são diferentes quando comparadas.

O primeiro casal está focado em guiar a criança, ensinar os primeiros passos, a moral e os valores. Já o outro casal, tem como objetivo auxiliar nos estudos e ajudar os filhos a cumprir mais uma etapa na vida.

Dizer apenas que a sua solução atende aos pais pode não representar de fato o seu público.

DyNu_ksqQGurdn2V6y1LQjivHS_yQVyoU0YrNYkp

Realize estudos, entenda a fase em que o seu cliente está, o momento que a sua solução será mais útil para ele e baseando nisso, desenvolva estratégias para o seu negócio.

Para facilitar nesse processo, temos o marketing. Com todas essas novas tecnologias que surgem e a velocidade com que as informações são compartilhadas, há uma alteração constante na vida do consumidor em aspectos variados.

O marketing pode ser descrito como o conjunto de ações de comunicação que são aplicadas para solucionar algum problema interno da empresa.

Quando essas ações são realizadas dentro do ambiente online, chamamos de marketing digital. Dentre as suas funções estão a divulgação e a comercialização de produtos, além de conquistas e melhorias no relacionamento com os clientes.

5OMDqnty-3SSWpvM9x93AT6dKPo74RczSz_mKuY9

Para entender mais sobre o comportamento do consumidor e como o marketing pode ajudar a montar estratégias para o seu negócio, continue a leitura deste post.

Comportamento do consumidor

Os profissionais de marketing estudam os desejos, as preferências, o comportamento de compra e as percepções acerca do mundo. É possível identificar as oportunidades e o momento ideal para entrar com ações.

É fácil perceber que a forma de tomar decisões é diferente hoje em relação ao consumidor de 20 anos atrás. Isso afetou como ele reage aos produtos e a sua jornada de compra, principalmente no digital.

Podemos ter agora consumidores interessados em compras 100% online, compras que utilizam a internet somente como fonte de pesquisa para saber mais sobre o produto e ainda há consumidores que escolhem o produto, usam a loja física para ter uma melhor visualização dele e voltam para o ambiente virtual para concluir a aquisição.

Em meio a tantas diferenças, é interessante destacar dois tipos de fatores diferentes que afetam o comportamento do consumidor. Entendê-los é o primeiro passo para organizar suas estratégias e desenvolver a sua comunicação da forma certa.

Fatores Psicológicos e emocionais

Todo o processo de tomada de decisão é baseado na percepção das necessidades. Ou seja, o ser humano busca adquirir uma solução a medida que percebe algum tipo de necessidade.

É criado um estado de tensão psicológica, em que são desenvolvidos a necessidade de reconhecimento, valor ou integração. O consumo nesse caso pode ser visto, por exemplo, como a forma de incluir alguém a um grupo predeterminado pela aquisição de um produto.

A necessidade surge como um incômodo referente a falta de um bem ou serviço, que vai se intensificando com o tempo, até que se torna tão intensa, que leva o consumidor a ação.

Ao conseguir uma solução, é criada no consumidor uma percepção sobre aquela experiência, que caso seja positiva, o levará a tomar atitudes parecidas novamente.

Sabe-se então que é fundamental considerar as experiências dos consumidores e suas percepções antes de criar uma comunicação. Podem ser considerados nesse processo o estado de espírito do público, já que pessoas que estão felizes tendem a achar que tudo a sua volta está melhor.

As emoções transmitidas pelos comunicadores pode tornar o seu produto mais atrativo, ou mais indiferente perante o público.

Memórias também podem criar um vínculo com o consumidor, fazendo que o seu comportamento em relação ao consumo mude. Uma marca que quer divulgar uma bebida por exemplo, pode apostar em uma situação de lembrança a boa parte do seu público, trazendo proximidade e convencendo o consumidor.

Criar uma conexão emocional é uma forma de dirigir o consumidor as soluções que você oferece, melhorando as conexões e conversões.

Fatores Sociais

São determinados por grupos, família, status e papéis sociais. O consumidor nesse caso não é visto isoladamente e sim, é observado pela forma com a qual o indivíduo se comporta nos meios sociais.

Todo indivíduo está inserido em um grupo que pode exercer maior ou menor influência sobre ele. As estratégias nesse caso são pensadas para os gostos do grupo de modo geral.

Os grupos de convívio influenciam a percepção e a escolha do consumidor sobre um produto na hora da compra. A identificação de como esses grupos agem é importante para entender como eles se relacionam entre si e quais são as preferências de produtos e serviços.

Shpv4vThHOLWl6F5vgwZ7WkXQmtACRSE1xLfseCp

Como criar estratégias a partir dessas informações?

A compreensão de como os consumidores se sentem, se relacionam e consomem são ótimas ferramentas para usar ao montar a estratégia de seu negócio. Assim você consegue ser muito mais assertivo ao realizar uma ação.

O marketing digital ao entender essa informações, direciona o consumidor de forma que ele consiga entender a necessidade do produto.

Para esse processo, é muito usado Inbound Marketing. Essa é uma estratégia para atrair pessoas que ainda não conhecem a solução de sua empresa e transformá-las em possíveis clientes.

São ferramentas para a execução dessa estratégia a produção de conteúdos para posts blog, fluxo de nutrição por e-mails e ações pontuais de e-mail marketing, além do uso de redes sociais para disseminar o conteúdo relevante e outros.  

Como ser relevante, afinal?

Sobre ter todas essas informações em mãos e não saber como utilizar, é o mesmo que fala o famoso ditado popular "nadar e morrer na praia".

Estude o seu cliente e entenda o que ele deseja afinal, quais são suas necessidades, medos e projeções futuras,, os feedbacks que eles oferecem e qual o resultado que as soluções da sua empresa tem na vida dele.

Produza conteúdos relevantes e com bastante qualidade para que o usuário se encante pela sua empresa. Faça esse trabalho de forma assertiva utilizando as informações que você adquiriu com as pesquisas.

Para saber mais, você pode ler os posts: Como criar um conteúdo relevante e como produzir conteúdos com personalidade, para ter várias dicas de produção que podem ser diferenciais para o seu negócio.

Um bom conteúdo, juntamente com o entendimento do comportamento dos seus clientes é muito importante para que você saiba como criar um site vendedor. Entenda mais sobre o assunto acessando o nosso infográfico inteiramente gratuito.

Autor:

Lays Xavier | Marketing
Produtora de conteúdo, sonhadora e inspirada.
Apaixonada por itens de papelaria, açaí e música, não sabe como seria a vida caso não houvessem canetas em tom pastel, ou marca-textos coloridos. Cursando Publicidade e Propaganda tem por hobby a confeitaria e a prática de transferir suas ideias em forma de desenhos para as paredes do seu quarto.
Outros posts feitos por Lays Xavier

Comentários: