Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Google & SEO Como funciona o Google Ads?

Como funciona o Google Ads?

Saiba dos principais pontos do Google Ads ao optar por uma divulgação online!

| Atualizado em
por Time Construsite

O Google é o maior navegador de pesquisas do mundo. Quando precisamos saber informações, procurar por serviços e inúmeras outras utilidades imediatamente acessamos a página inicial do Google e digitamos nossa busca desejada.

O Google investe muitos recursos em tecnologia e aprimoramento dos seus serviços. Ele consegue identificar e traçar perfis de usuários que navegam em sua rede e por isso, sabe e acompanha seu comportamento otimizando buscas relacionadas ao seu interesse. E assim, seu serviço de publicidade paga, o Google Ads que é responsável pela receita da empresa, é muito eficiente.

O Google Ads trabalha com anúncios que podem ser exibidos em sua Rede de Pesquisa e também na Rede de Display em parceria com sites parceiros, blogs e portais de notícias que disponibilizam espaços para anúncios do Google.

 

image(107).png

Investimento

Os anúncios do Google, os links patrocinados, funcionam com o sistema de custo por clique (CPC) ou custo por mil (CPM). De modo geral, você pagará apenas quando os usuários clicarem em seu anúncio e forem direcionados para seu site.

O Google Ads  funciona como um leilão: quem pagar mais irá estar  melhor posicionados dentre os 4 primeiros anúncios. Você pode segmentar sua campanha com base nas regiões de atuação da sua empresa e até mesmo excluir lugares para evitar cliques de regiões onde você não atue.

Não existe um valor mínimo de investimento para campanhas no Google Ads. Isso é o que faz essa divulgação ser eficiente e acessível para muitos empreendedores que não possuem verbas suficientes para investir em outros tipos de publicidade, seja off-line ou online. E com base nesse investimento, poderá ser definido um orçamento diário para que não sejam gastos todos os créditos da campanha em apenas um dia e também, uma programação personalizada de exibição dos anúncios de acordo com o horário de funcionamento da sua empresa, por exemplo.

No entanto, quanto ao orçamento, é preciso avaliar questões como: horários de programação da campanha, locais e até mesmo se o seu segmento possui muitos concorrentes que investem em campanhas. Tudo isso influenciará no custo pago por cada palavra-chave e se o seu orçamento será suficiente para alcançar seu público quando as buscas forem realizadas.

Principais Índices

Palavras-chaves

É através das chamadas palavras-chave que o cliente encontrará o seu site quando realizar buscas procurando pelo serviço ou produto que você oferece. A escolha das palavras-chave é de extrema importância, pois será o ativador dos anúncios para as buscas relacionadas à sua empresa. 

E assim como as palavras-chave levarão clientes para seu site por meio dos anúncios, elas também poderão levar não clientes, se não for feito o procedimento de vetar termos e palavras que não possuem relação alguma com sua empresa. Esse procedimento evitará que seus créditos sejam gastos por pessoas que não possuem interesse algum em comprar seu produto ou serviço.

Cliques e CPC médio          

Como citado acima, o custo por clique (CPC) é a forma como o Google Ads cobra por cada clique em seus anúncios que estão sendo exibidos.

O custo por clique de cada palavra-chave sofrerá influencia do sistema de leilão em que cada concorrente dará um lance, e também pelos índices de relevância dos anúncios para o Google. Quanto mais bem formulado for o anúncio direcionado a uma página compatível com a palavra-chave, melhor será sua posição e menos será pago por cada clique.

Impressões

As impressões são o índice que indica em quantas buscas feitas sobre o serviço ofertado em sua empresa, seus anúncios foram visualizados. E com base no número de cliques que sua campanha recebeu e número de vezes que os anúncios foram exibidos, existe outra variável que indica a eficácia desses anúncios, a sigla CTR, que significa taxa de cliques, irá mostrar em porcentagem a eficácia dos seus anúncios comparada com o número de cliques recebidos.

Conversões

No inicio do planejamento e criação da campanha, será alinhado junto com o empreendedor o objetivo principal da campanha: gerar conhecimento da empresa, gerar fluxo para o site, conseguir contatos de clientes em potenciais, receber ligações, entre outros motivos. Com base nessa informação, será acionada uma conversão para contabilizar quando os clientes realizam as ações que possuem valor para sua empresa, traçadas anteriormente como objetivo da campanha. Assim é possível saber se a campanha está conseguindo alcançar de modo satisfatório esse objetivo.

Posição Média

No topo da primeira página do Google são possíveis posicionar no máximo 4 anúncios. Com base nos critérios acima, a própria ferramenta disponibiliza a posição média que os anúncios em sua campanha estiveram posicionados em determinado período. Essa visualização auxilia na hora de ajustar os lances dados em cada palavra-chave.

Veja todos os itens descritos acima em um dos relatórios gerais da campanha na ferramenta do Google Ads.

image(109).png

A ferramenta do Google Ads é muito eficiente e não há dúvidas. Você não paga caro para que sua empresa esteja ao alcance do cliente quando ele estiver precisando exatamente do seu produto ou serviço. Os resultados são inquestionáveis!

Lembre-se que mesmo sendo uma plataforma acessível, há muitas funcionalidades e estratégias de campanhas do Google Ads que requerem um olhar e análise profissional. Quer ver sua empresa no topo da primeira página do Google? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre essa divulgação!  teeth_smile.png 

Ao concluir nossas dicas, recomendo fazer o mais importante para que seu negócio tenha sucesso online: Configurá-lo para aparecer na primeira página do Google.

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: