Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing 5 dicas para criar uma Landing Page de sucesso

5 dicas para criar uma Landing Page de sucesso

Conheça estratégias e recursos usados para conseguir leads!

| Atualizado em
por Michael Alexsander

Diariamente, novas estratégias e recursos são implementados para conquistar leads mais qualificados para alavancar e viabilizar novos negócios nas empresas. Se você quer começar também essa jornada, saiba que não vai funcionar sem uma Landing Page bem planejada.

Por isso vou te explicar o que é Landing Pages e como seguir o caminho da conquista de novos leads qualificados. Vou te dar dicas fantásticas para montar a melhor landing page da internet no mercado brasileiro, vem comigo ;-)

O que são Landing Pages?

landing-page-perfeita-1.png

As Landing Pages são conhecidas como páginas de conversão e tem um papel muito importante nas estratégias de marketing digital.

É uma página simples, com menos links e elementos do que uma página normal. Essa estrutura diminui as distrações e leva o usuário a realizar a ação que está ligada ao seu objetivo principal com a landing page.

Qual é o objetivo de uma Landing Page?

lead004.jpg

O objetivo é fazer com que o usuário tome uma decisão, ou seja, por ter poucas informações, o usuário vai deixar seus dados, como nome, e-mail e talvez, telefone, em troca de um material rico, que desperte seu interesse e gere valor ao visitante.

O objetivo fim é formar um larga lista de contatos interessados em sua empresa, por isso tenha várias landing pages, a razão é simples: quanto mais oportunidades você der aos visitantes para que se inscrevam, maior será sua lista de contatos.

Mas atenção, cada landing pages deve abordar um assunto específico, com uma oferta específica, portanto, quanto mais páginas de captura você tiver, maior será a sua rede para atrair inscritos.

O que levar em consideração na hora de montar uma Landing Page?

como-montar-landing-page.png

Montar uma Landing Page requer muitas pesquisas e testes. Pensando nisso, para te ajudar, listamos 5 dicas de como desenvolver uma Landing Page de sucesso!

1. Deixe a navegação simples, muito simples

O primeiro contato do usuário na sua página é com o Título, portanto, ele precisa ser simples e direto. É importante também que contenha a palavra-chave no título, de uma forma que chame a atenção do usuário.

Descreva os benefícios do Material Rico o mais simples e direto possível, com o conteúdo mais importante colocado above the fold (acima da dobra), ou seja, o conteúdo imediatamente visível na tela antes de rolar para baixo.

Remova toda e qualquer informações que não promova a oferta, inclusive imagens fofinhas, links e textos gigantes.

2. Contraste e Cores

PS.: Veja aqui, um exemplo de Landing Page que construímos.

É importante lembrar que o design de cores têm um papel fundamental dentro de uma página de conversão.

Busque utilizar cores quentes e que chamem a atenção do visitante para a área que deseja destacar.

A ciência nos diz que a cor provoca emoções que podem resultar em sentimentos negativos ou positivos. Kotler, o famoso guru do Marketing, provou que leva apenas 90 segundos para um cliente formar uma opinião sobre um produto. E, pasmem, 76% dessa interação é determinada pela cor do produto exclusivamente.

3. Prova social

depoimentos-prova-social.gif

Uma maneira de dar credibilidade ao seu negócio e sua página, é utilizando a prova social. Qualquer dado que mostre que existem pessoas interessadas no que você oferece.

Depoimentos de clientes nas redes sociais, comentários em publicações ou qualquer outra informação relevante sobre seus produtos, mostra que sua marca é importante para as pessoas.

Construa a confiança do potencial cliente compartilhando citações de clientes satisfeitos. Depoimentos agem como uma prova social, pois as pessoas tendem a tomar decisões baseadas nas decisões dos outros.

Essa é uma ótima maneira de aumentar a taxa de conversão da sua landing page. Se você mostrar aos seus potenciais clientes que pessoas reais, como eles, já são seus clientes, e que você já resolveu os problemas deles, eles terão muito mais chances de querer você.

4. White Space

Deixe a sua página respirar com mais espaço livre, afinal, menos é mais, e o clean é chic.

O white space ou espaço em branco é considerado uma das maiores ferramentas do design. O espaço que você deixa vazio entre os diferentes elementos da página são o que facilitam o entendimento da mensagem que você quer passar.

Por exemplo: Um espaço entre um formulário e uma imagem do produto oferecido.

5. Seja objetivo!

seja-objetivo.jpg

Não coloque muitas informações na sua página, afinal, você quer que o seu visitante deixe seus dados para acessar mais informações, como baixar e-books, solicitar orçamentos, dentre outros.

Você precisa falar somente o que importa, e não descrever toda a sua oferta. Seja objetivo! Ninguém quer ler textos enormes, pois o período de atenção do usuário é curto.

6. Dica Extra

De nada adianta ter pessoas interessadas em sua empresa, que já informaram o e-mail, se elas não gerarem lucro em algum momento.

Você precisa nutrir seus leads. Isso significa direcioná-lo por uma jornada de compra, passando por etapas pré determinadas (entenda o funil de venda), até transformar o lead em comprador.

Cada contato conquistado na internet é como uma bandeira de sinalização de interesse, portanto, não deixe seu lead no vácuo.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de uma Landing Page? Me chama no zap!

Autor:

Michael Alexsander | Growth
Growth Hacker com foco no crescimento do cliente. No sangue corre axé e funk, mas o colar preto é do forró. Bacharel em Administração e MBA Executivo em Gestão de Custos pela PUC-MG. Empreendedor Serial e Educador Financeiro revoltado com a cultura financeira "burra" do Brasil. Ator com DRT e Scalper da Bolsa de Valores.
Outros posts feitos por Michael Alexsander

Comentários: