Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Empreendedorismo As habilidades de um bom programador

As habilidades de um bom programador

Conheça algumas dicas para se aperfeiçoar nesta profissão.

| Atualizado em
por Time Construsite

Programadores podem surgir de vários lugares: desde cursos online ou presenciais até as aventuras de autodidatas, que começam no mundo da programação por conta própria. Mas o que destaca um bom profissional dos demais?

Algumas características podem levar um programador a se sobressair, sendo que parte delas, passam bem longe do conhecimento técnico. Saber dialogar, vender e ser claro, pode fazer a diferença na hora de conquistar um cliente.

A parte técnica

A insaciável busca pelo conhecimento é a essência de qualquer programador ou profissional que trabalhe com tecnologia. Por ser algo mutável, é necessário se atualizar constantemente, o que demanda uma dedicação profunda e leituras para aprofundamento de técnicas.

Busque muitos livros e utilize a internet. Os livros serão sua fonte para compreensão dos sistemas, mas a internet poderá ser valiosa na hora de solucionar problemas e aprimorar processos. Pesquise por tutoriais, utilize os fóruns para trocar experiências com entusiastas do assunto.

A programação é uma área que não pode ser muito limitada, por isso, quanto mais conhecimento sobre linguagens você tiver, mais chances você terá de prospectar clientes, já que conseguirá atender diversos tipos de demandas.

Focar e estudar as linguagens, conhecer o fundamento das principais e se diversificar é o primeiro passo.

programador-web-1.jpg

Resolução de problemas

A computação é uma ciência exata e já exige do profissional: capacidade analítica alta e grande agilidade para pensar em soluções rápidas. O uso e desenvolvimento da lógica é fundamental no cotidiano de quem atua na área, além de imprescindível na elaboração de um projeto.

Ao criar uma proposta de programação, o especialista deve estar preparado para lidar com todos os cenários possíveis e responder todas as questões que os envolve. A percepção e a forma como o programador irá lidar com a situação de problemas, ditará sua qualidade e o conhecimento que retém na área.

Se comunicar

Por lidar com algo complexo e de difícil explicação, muitos programadores têm que evoluir sua habilidade de comunicação. Ser claro e objetivo ao explicar o funcionamento de um software, faz toda a diferença.

Conquistar a confiança de um cliente ao entender sua necessidade, enviar relatórios de fácil compreensão e certificar que a informação foi repassada com clareza - vale até ressaltar mais de uma vez.

Por fim, como todo bom profissional, o programador destaque sabe vender suas qualidades mostrando seus diferenciais e destacando que seu conhecimento impactará positivamente nos negócios do prospect.

Você tem o interesse em trabalhar conosco na área de programação? Envie seu currículo!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: