Solicitação de Orçamento

O melhor blog sobre sites e lojas virtuais

Blog Marketing Inbound Marketing I: atraia, envolva e encante!

Inbound Marketing I: atraia, envolva e encante!

Saiba como fazer com que os clientes venham até você!

| Atualizado em
por Time Construsite

Existem diversas traduções para Inbound Marketing, mas todas elas levam a apenas uma definição: qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.

Se há o Inbound, há também o Outbound, a forma ativa de se fazer marketing: os consumidores são procurados através de folhetos, propagandas em rádio e TV, anúncios, ligações e outros; que normalmente não entregam valor ao cliente, nem procuram entretê-los nem educá-los.

O Inbound Marketing é a forma mais eficaz de atrair, envolver e encantar os clientes. Um de seus princípios é o de que nós não devemos laçar ou implorar para termos nossos clientes, como no velho Outbound. Por isso, se quisermos ter bons resultados, devemos conhecer nosso público.

inbound-marketing.png

Pensando nisso, vamos mais a fundo: devemos nos conscientizar de que o consumidor está no controle! Ele controla a informação que recebe, está mais exigente e mais sábio, tem maior poder de decisão de compra e pode deixar de comprar por critérios mínimos relevantes.

Por isso, devemos oferecer conteúdo de valor para fazer com que os nossos potenciais clientes conheçam os nossos produtos e serviços, sem sermos muito invasivos.

Outro princípio do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads (potencial cliente interessado em mais informações sobre os produtos ou serviços da empresa), leads em clientes e clientes em divulgadores. Por isso, seja interessante para seu público que a mágica acontece. Como fazemos isso?

Atraia

Use de diferentes recursos como o marketing de conteúdo, técnicas de SEO, mídias sociais, etc; para gerar tráfego em seu site, rede social, blog e vários outros. Se você acabou de criar um site, seja paciente e dedique um pouco mais do seu tempo nesta primeira etapa.

Converta

Precisamos converter esses visitantes em leads, adquirindo suas informações. Para isso, devemos oferecer algo em troca. Lembra que o cliente está em busca de algo para agregar valor à ele? Bom, ofereça algo como um e-book ou uma consultoria grátis, por exemplo.

É necessário desenvolver algumas estratégias para qualificar esse público e conduzir os visitantes a leads: podemos utilizar de calls-to-action, landing pages, formulários, e-mail e outros.

Envolva

Depois de ter sua base de dados, você deve gerenciar os registros, integrando-os com ferramentas de CRM (Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou de automação. Assim, um fluxo de conteúdo automático é criado e adaptado aos ciclos de compra do usuário.

Encante

Você já atraiu e converteu, agora é necessário manter. Melhor que conquistar novos clientes, só é fidelizar os antigos. Nesta fase, você deve pensar em clientes satisfeitos, fornecendo informações e assistência útil, conteúdo interessante e de valor.

Encantados, esses clientes irão se transformar em divulgadores da sua empresa, pois irão mostrar essa satisfação à outras pessoas/empresas.

dicas-de-inbound-marketing-para-iniciant

Inbound Marketing é interagir com as pessoas certas no momento certo! É saber que essa interação pode vir de vários lugares e ter uma estratégia para cada um desses lugares. Mas, para que seu planejamento seja realmente eficaz é necessária uma integração de tudo isso, até mesmo junto ao Outbound.

Assim, além de mensurar e analisar os resultados para futuras adaptações, o processo da criação de uma persona para o seu negócio será mais eficaz.

Além das ações citadas, existem várias outras técnicas. Inclusive criamos um eBook completo com tudo que você precisa saber para vender no ambiente virtual, baixe grátis agora!

Autor:

Time Construsite | Marketing
Escalamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar o melhor conteúdo da internet. Dica da Equipe: Leia 3 textos diariamente para levar sua empresa ao sucesso!
Outros posts feitos por Time Construsite

Comentários: